Giro de Notícias: CREAS de Parnarama realiza Pedal em prol da Campanha 18 Maio

A Prefeitura Municipal de Parnarama, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizaram na tarde ontem (13) o Pedal alusiva à Campanha 18 de Maio que é Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A equipe dos profissionais, orientados pelo CREAS (responsável pela Campanha), juntamente com os ciclistas do município, percorreram diversas ruas e avenidas acompanhadas de um carro de som volante, fazendo a entrega folder de orientação que pretende ajudar famílias e educadores no combate ao abuso sexual infantil. Os matéria de divulgação da campanha, apresentam os sinais de alerta para os pais com relação a mudança de comportamento das crianças e também fala sobre a importância da denúncia de casos de violência e exploração.

De acordo com a assistente social do município, Márcia Gomes, um dos principais objetivos da ação é a sensibilização da sociedade em geral sobre a necessidade de realizar a denúncia de abuso à Justiça. “Não podemos ficar calados, precisamos encorajar tanto a criança, como o adolescente e os próprios pais a falarem. Nem todo abuso sexual resulta em lesões físicas e por falta de provas materiais muitos abusadores acabam impunes”, disse Márcia Coordenadora do CREAS. A assistente social ainda comentou que as denúncias tem a garantia e a proteção do denunciante sempre respeitando as individualidades, idade, cultura, linguagem, etc. Quanto mais cedo for a denúncia, maior a capacidade da criança ou adolescente se lembrar de detalhes importantes e também diminuir o risco de o relato da vítima sofrer algum tipo de influência”, finalizou.

A primeira dama do município Girlene Costa, fez questão de participar do evento e junto com a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Edivane Silva, falaram que o município trabalha de forma articulada com outras secretarias e todas em prol da proteção das crianças e adolescentes do município. Qualquer situação envolvendo abuso deve ser denunciada a quaisquer dos órgãos pertencentes à rede de proteção às nossas crianças e adolescentes contra ao abuso e a exploração sexual de nossas crianças e adolescente, para que as medidas necessárias sejam tomadas. Durante a ação ainda foram entregues máscaras para todas as crianças dos serviços de convivência do município e cestas básicas.

 Campanha Faça Bonito…

A Campanha ‘Faça Bonito’ é alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Araceli era uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados: foi sequestrada, torturada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A data base da campanha é o 18 de maio, porém o slogan ‘Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes’ é permanente e busca a sensibilização da população para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes o ano todo. O objetivo é da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Ao longo dos 12 anos de atuação como órgão de referência no atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de violência e suas famílias, o CREAS vem desenvolvendo ações alinhadas com o objetivo da Campanha, e em 2021, mesmo com a pandemia do Covid-19, não seria diferente. A estratégia de sensibilização utilizada está relacionada aos cuidados impostos pela pandemia e máscaras alusivas à Campanha Faça Bonito, serão distribuídas para as crianças e trabalhadores da rede socioassistencial. Assim, além de contribuir com a proteção contra o novo coronavírus, o CREAS ainda traz visibilidade para a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Texto: Aristeu Carvalho / Cláudio Barroso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREVISÃO DO TEMPO
Publicidade

Arquivos do Blog