A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Departamento de Igualdade Racial e em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e da Mulher, juntas realizaram durante toda a manhã de ontem, terça-feira (20) o Lançamento e ao mesmo tempo o início do Projeto “Empoderamento das Mulheres Negras”.
O projeto deste ano que foi denominado de Empoderamento das Mulheres Negras tem como tema: “Se uma mulher negra avança, ninguém fica para trás”.
O evento foi realizado na Comunidade Quilombola Cocalinho, e iniciou às 08:30h com uma vasta prestação de serviços, conforme cronograma abaixo descrito:
- Atualização do Cadúnico;
- Atualização do Cartão do SUS;
- Oficina sobre Aproveitamento Integral da Abóbora;
- Palestras com temas na área da Saúde;
- Zumba;
- Consulta Médica;
- Atualização do Cartão de Vacinas;
- Testes Rápidos;
- Aferição de Pressão Arterial;
- Teste de Glicemia Capilar;
- Atendimento Psicológico e
Além de todos os serviços oferecidos pelas secretarias parcerias do evento, houve também um alongamento com a personal trainer do Projeto Mulher Fit, Janaína Sousa e a apresentação cultural do Tambor de Criola.
Participaram do evento, além da população da comunidade Quilombola Cocalinho e comunidades adjacentes, além da presença de diversos profissionais das secretarias parceiras.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Edivane Silva e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Girlene Costa, participaram do evento e fizeram questão de presenciar mais um evento de suma importância que deixa de ser realizado na sede e é levado direto na própria comunidade da zona rural.
De acordo com a Coordenadora do Departamento de Igualdade Racial, Layana Ramos, este ano a coordenação resolveu realizar um mês inteiro em alusão ao Dia da Mulher Negra. “Iniciamos com a comunidade Quilombola Cocalinho hoje, mas teremos na próxima terça (27) na comunidade Quilombola Guerreiro e no dia 10 de Agosto na comunidade Quilombola Brejo do São Félix, ambos com a mesma estrutura e oferta de ações e serviços para comunidade”, disse a coordenadora.
Via: Aristeu Carvalho/ Portal Brejinho do Ismael-MA News