Lula posa com cartaz pedindo liberdade para Cristina Kirchner durante visita à Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva posou nesta quinta-feira (3) para fotos segurando um cartaz com a frase “Cristina Livre”, em apoio à ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar após ser condenada por corrupção.

A imagem foi publicada nas redes sociais pelo escultor argentino e Prêmio Nobel da Paz de 1980, Adolfo Pérez Esquivel, que esteve com Lula no mesmo dia. Na postagem, Esquivel chamou o presidente brasileiro de “irmão e companheiro” e reforçou a campanha por liberdade para Cristina, afirmando que o caso da ex-presidente se trata de perseguição política.

Segundo Esquivel, a prática de lawfare – uso do sistema judicial para fins políticos – ainda está “viva na região, destruindo nossas democracias”. Ele afirmou ainda:

“Se caíram as mentiras contra Lula no Brasil, elas vão cair aqui [na Argentina]. Cristina é inocente.”

Mais cedo, Lula visitou Cristina em sua residência, onde a ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde junho. O encontro durou cerca de 50 minutos e contou com aplausos de apoiadores na chegada e na saída do presidente brasileiro.

A visita de Lula e o gesto de apoio se somam a outras manifestações na América Latina que denunciam o lawfare como ferramenta de perseguição contra líderes progressistas na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades