Uma idosa de 104 anos foi resgatada nesta terça-feira (1º) em situação de abandono e maus-tratos em uma residência no bairro Lagoa Azul, no município de Rosário, localizado a 75 km de São Luís (veja o vídeo acima). O resgate foi feito após uma denúncia anônima feita ao Conselho Social do município.
No local, a idosa foi encontrada sozinha em casa, em péssimas condições de higiene, com sinais de desidratação e também estava sem comer. Além disso, ela vivia na presença de animais de estimação que também estavam sujos e sem alimentação adequada.
Após ter sido resgatada, a idosa foi encaminhada para a Unidade Mista de Rosário, onde foi internada e segue em recuperação. Novos exames devem ser feitos nela, para tentar constatar se ela era vítima de outros tipos de maus-tratos.
Segundo Sandra Costa, conselheira do idoso em Rosário, a idosa deve ser levada temporariamente para a Casa do Idoso do município, onde vai continuar sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar.
Ao G1, Fabíola Fernandes, promotora da 2ª Promotoria de Justiça de Rosário, explicou que há uma suspeita que o filho da idosa, que não foi identificado e é responsável por cuidar da aposentadoria da vítima, estaria em posse do cartão de benefício. O caso será investigado pelo Ministério Público.
A promotora explicou que caso seja constatado a prática, ele pode responder pelos crimes de abandono, maus-tratos e fraude previdenciária.
“Estamos tentando identificar que existe um filho dela e que parece que esse filho estaria com o cartão de aposentadoria e com a identidade dela. Já pegamos todos os dados dela, vamos tentar localizar quem é esse filho e iremos tomar as providências criminais em relação à ele”, disse.
Fabíola Fernandes disse que caso a idosa só tenha esse filho como responsável legal, ela deverá ficar temporariamente na Casa do Idoso em Rosário, onde deve continuar sendo acompanhada por uma equipe de Assistência Social do município, até uma decisão do Ministério Público.
“Vamos tratar, cuidar dela e se tiver somente esse único filho, nós vamos abrigar ela temporariamente na Casa do Idoso em Rosário para que ela possa resgatar seus valores, seus direitos. Preliminarmente a gente já tirou ela dessa situação de abandono e maus-tratos dessa casa”, concluiu.
Do G1 MA.