Escolas da rede pública têm trabalhado em sistema remoto desde ano passado, por conta da pandemia. Sindicato dos Professores diz que só volta ao modelo presencial quando todos estiverem imunizados.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que a vacinação de professores contra a Covid-19 deve começar ainda em maio e previu a volta das aulas presenciais nas escolas públicas do Distrito Federal para agosto, após o recesso de julho. A rede pública funciona em sistema remoto desde o ano passado, em razão da pandemia.
- Ibaneis diz que espera ter 70% da população do DF vacinada contra Covid-19 até outubro
- Alunos da rede pública no DF se aproximam do segundo bimestre sem livros didáticos
Segundo Ibaneis, já existe um cronograma de vacinação da categoria, feito em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. O governador disse que espera apenas a chegada de novas doses para que os professores sejam imunizados.
O diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro) Samuel Fernandes diz que os trabalhadores só voltarão às aulas presenciais quando estiverem protegidos.
“Nós queremos que todos os profissionais da educação nas escolas sejam vacinados. E após o período da segunda dose da vacina. Não é apenas aplicar uma dose”, afirma.
De acordo com a Secretaria de Educação, “a rede pública do DF está preparada para o retorno presencial, que ocorrerá após a vacinação dos professores, demais servidores e funcionários terceirizados que atuam nas escolas. Além disto, conforme já anunciado em diversas ocasiões, o retorno ocorrerá respeitando-se todas as orientações de segurança para o combate à Covid-19”.
Porém, a pasta também afirma que, até o momento, o Ministério da Saúde não sinalizou quando enviará aos estados as doses para vacinação do grupo de professores.
Vacinação no DF
Neste domingo (9), o governador Ibaneis disse que prevê ter 70% da população do Distrito Federal vacinada contra a Covid-19 até outubro. A declaração foi feita em uma rede social.