Durante toda a noite de ontem ( 16.02 ), uma chuva initerrupta e torrencial desabou sobre a cidade de Parnarama.
Um esbarreramento foi registrado no conhecido “Morro do Balão” no centro da cidade, margeado pela avenida Vitorino Freire, principal via de acesso aos bairros Agrovema, São Francisco e toda a zona rural do município.
Parnarama é a única cidade projetada do Maranhão, e tem a forma de um leque, graças ao marco histórico e o conhecimento técnico do engenheiro Mauro de Sá Mota.Todavia, ao longo dos anos, empresários de outras plagas do País financiados pela extinta SUDENE, compraram a preço muito abaixo do mercado, extensas áreas de terras dos nossos antigos latifundiários, expulsando impiedosamente os nossos camponeses do meio rural, onde buscavam a sobrevivência na lavra da terra.
Sem outra saída, os nossos trabalhadores simples da roça foram obrigados a migrarem para os centros urbanos da região. No caso de Parnarama, houve um aumento desordenado da população, e sem a devida elaboração de um “Plano Diretor” compatível com a forma original ( leque ), grande parte da cidade foi transformada em favelas e consequentes áreas de risco.
Via JJ Pereira/Portal Brejinho do Ismael-MA News