O caso teria ocorrido em setembro de 2023, quando o então Promotor de Justiça Zanony Passos Silva Filha, em uma tentativa frustrada, tentou favorecer o deputado Rafael Leitoa líder do governo na ALEMA. O mesmo concedeu uma certidão Ministerial, informando em destaque, que o deputado Rafael Leitoa, não era objeto de investigação em procedimento sobre seu cargo. O que foi desmentido e noticiado imediatamente por diversos portais de notícias de todo o estado.

As suspeitas se deram pelo fato de que o próprio Zanony Filho, já estava investigando o referido deputado como constam informações do portal do simp do Ministério Público do Maranhão.

A denúncia em desfavor do Promotor Zanony, foi cadastrada junto ao Conselho Nacional do Mistério Público – CNMP e encontra-se protocolada sob a manifestação: 20230004258.


Na manifestação o denunciante questiona por quais motivos o membro do MP – MA, teria concedido a referida certidão ao parlamentar hora investigado. Vez que o mesmo tinha ciência de que o deputado já era investigado pelo próprio Promotor de Justiça Zazony Filho.


Fonte: https://apps.mpma.mp.br/transparencia/simp/detalhe.html?registro=004285-509/2023

Nossa Redação apurou que o deputado líder do governo na ALEMA, ainda é alvo de investigação por operar um suposto esquema criminoso
de rachadinhas, que envolveria diversas pessoas lotadas em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Tentamos contato com os citados, mas não tivemos retorno até o fechamento desta matéria