Arquivos do Blog

Brasil: Com Dino no STF, Ana Paula Lobato ficará no Senado até 2030

A senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) deverá ser efetivada no cargo em fevereiro de 2024, sucedendo Flávio Dino, que tomará posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação, feita pelo presidente Lula, foi aprovada tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no plenário do Senado Federal nessa quarta-feira (13).

Ana Paula está em exercício no mandato desde fevereiro, coincidindo com o início da gestão de Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública, também por indicação de Lula.

Desde então, a senadora tem desempenhado um papel de destaque, concentrando sua atuação em temas importantes para o país. Sua pauta inclui a defesa da saúde pública de qualidade, direitos e igualdade das mulheres, além de atuação nas áreas da educação, infraestrutura e meio ambiente.

Nas primeiras articulações no Senado, Ana Paula Lobato conquistou a vice-liderança do PSB. Atualmente, é a senadora mais jovem do Brasil. Além disso, é a terceira mulher do Estado do Maranhão a ocupar uma vaga no Senado Federal.

Alta produtividade

No decorrer do primeiro ano, a senadora apresentou um número significativo de proposições, abordando questões como transparência legislativa, saúde, educação e direitos das mulheres.

Algumas das principais propostas incluem tornar as leis do país mais transparentes, instituir apoio psicológico à mulher em situação de violência doméstica, e vedar planos de saúde de excluírem cobertura para doenças pré-existentes em recém-nascidos.

Além de suas próprias proposições, Ana Paula foi relatora de projetos importantes que se tornaram lei, como a criação de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e a regulamentação da profissão de sanitaristas no Brasil.

Ana Paula Lobato é membro titular de importantes comissões no Senado, incluindo a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Comissão de Defesa da Democracia (CDD), Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) e Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Além disso, compõe a CPMI dos atos do dia 8 de janeiro, instalada em 25 de maio de 2023, como membro titular.

Trajetória

Enfermeira e empresária, Ana Paula Lobato foi eleita primeira suplente de senador aos 38 anos, na chapa liderada pelo ex-governador do Maranhão e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Antes disso, destacou-se como prefeita e vice-prefeita de Pinheiro, na Baixada Maranhense.

Casada com o deputado estadual Othelino Neto e mãe de dois filhos, Guilhermina e Othelino José, Ana Paula sempre demonstrou interesse em contribuir para o desenvolvimento de Pinheiro e do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades

PREVISÃO DO TEMPO
Publicidade